Simone Siquieroli, Gestora em Projetos Sustentáveis, foi a representante de Uberlândia e região no segundo evento da Plataforma de Lideranças Sustentáveis que aconteceu dia 14/08 em São Paulo, por iniciativa do jornalista Ricardo Voltolini e sua equipe do Ideia Sustentável (leia mais na postagem anterior) e em entrevista à este blog, falou de sua experiência.
VS – Simone Siquieroli, quais foram suas considerações à respeito deste evento?
SS - Há quatro anos venho estudando sobre o tema sustentabilidade e através de uma palestra do escritor e idealizador da Plataforma de Lideranças Sustentáveis e do livro “Conversas com Lideres Sustentáveis” do jornalista Ricardo Voltolini, é que me despertou para um aspecto importante, "sustentabilidade" é mais que uma filosofia de vida e um novo modo de ver a vida, tanto coorporativa, pública e pessoal.
Lendo todos os artigos e assistindo aos vídeos do Ideia Sustentável, percebi que líderes sustentáveis são na verdade a "humanização" do mundo coorporativo. Digo isto após assistir a 2ª etapa da Plataforma Liderança Sustentável e testemunhar 8 depoimentos de líderes de empresas altamente eficazes e bem sucedidos, que em 12 min, passaram para a plateia algo que já mais imaginei em ver, pois estes grandes líderes coorporativos são pessoas como a gente.
Quando podíamos pensar em ver um presidente da HP, Oscar Clark ser uma pessoa tão espontânea e contar sobre suas aventuras nas alturas, além de divertir toda plateia e nos emocionando, ou a presidente da MASISA, Marise Barroso, nos tocando com suas palavras doces e ao mesmo tempo firmes de uma mulher que se divide entre uma empresa e sua família.
Enfim, ser um líder sustentável envolve não só a questão empresarial, mas diga-se de passagem, é muito complexa, pois ao sermos sustentáveis estaremos tratando de três pilares importantes, o financeiro, social e ambiental.
Segundo Fábio Barbosa, um líder sustentável pode se enveredar por dois lados, o lado da convicção ou da conveniência, independente do lado que optar, o importante é que este líder se torne sustentável e consiga fazer um mundo melhor.
De acordo com Voltolini "pioneiro é, segundo o Aurélio, aquele que se antecipa e abre caminhos. No mundo empresarial, os que dedicam à tarefa de pensar e sair à frente do seu tempo enfrenta, de partida, a desconfiança de alguns e a incompreensão de muitos, especialmente se suas ideias vão de encontro à ordem vigente e desafiam o lugar comum."
Assim, temos uma missão muito importante, ajudar a motivar e a formar mais líderes sustentáveis, mostrando que os resultados dentro de uma empresa depende sim de lucros, mas devemos lembrar que a sustentabilidade tem como pilar mestre a questão da "perenidade" e qual empresa hoje não quer ser perene?
Um outro aspecto que percebi foi a questão da atenção, pelo estilo de vida que temos, pois ver um líder empresarial dispensar um tempo e nos dar atenção é mesmo "magico", provando que a "sustentabilidade" é realmente uma forma de ver a vida e que consegue transformar o mundo.
Vamos divulgar, trabalhar, estudar e praticar a liderança sustentável......
Simone Siquieroli
Nenhum comentário:
Postar um comentário