Saiba por que ela sempre faz parte da sua vida, mesmo que você não queira, e descubra como atuar no local onde vive - sem precisar se envolver com partidos ou programas eleitorais
Diogo Antônio Rodriguez
Vida Simples - 07/2012
Corrupção, escândalos, falta de representatividade. Não é à toa que as pessoas se sentem afastadas da política. Segundo uma pesquisa encomendada pelo Senado Federal em 2011, apenas dois em cada dez brasileiros declaram ter um interesse "alto" pelo tema. Mas a verdade é que não é só em Brasília que mora a política. Nem só nos partidos, eleições e programas eleitorais. Com eleições municipais se aproximando, em outubro, é bom lembrar que esse poder é e deveria ser de todos nós.
Reciclar o lixo, parar na faixa de pedestres, dar bom dia ao vizinho: essas são todas atitudes políticas. Elas podem não envolver leis e disputas partidárias, mas toda vez que tomamos atitudes envolvendo a vida de outras pessoas próximas a nós, ou em nossa comunidade, estamos tomando uma posição política. Até quem diz odiar e não ligar para o assunto está tendo uma atitude política. "A política está no dia a dia, porque ela está na comunidade", diz Mário Sérgio Cortella, filósofo e professor da PUC-SP e autor de Política para Não Ser um Idiota (editora 7 Mares). "Seja ela um prédio, um bairro, uma cidade, uma nação, um planeta", afirma.